Arquivo Pessoal de Antão Santos da Cunha

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADCTB/PSS/APASC
Title type
Atribuído
Date range
1937 Date is certain to 1946 Date is certain
Dimension and support
157 u.i. (156 doc., 1 cx.)
Extents
1 Caixas
Biography or history
História Biográfica: Antão Santos da Cunha nasceu em Braga a 1 de Junho de 1914 e faleceu no Porto a 25 de Fevereiro de 1971. Estudou no Liceu Nacional de Sá de Miranda em Braga, após o que ingressou na Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra onde concluiu o curso em Julho de 1936 com a média final de 16 valores. Fez o estágio profissional em Braga no Escritório de Advogado, após o que vai para Lisboa estagiar no Instituto Nacional de Trabalho e Previdência onde ingressa como Subdelegado (1937), sendo colocado na cidade do Porto. Após 3 meses é convidado para assumir a Delegação do Instituto da Covilhã onde se manterá como Delegado do INT durante 7 anos. Em 1944 é nomeado Juiz do Tribunal de Trabalho na cidade de Vila Real (1944), onde exerce o cargo por um período curto (6 meses), dado que entretanto é convidado para ocupar o cargo de Governador Civil de Castelo Branco. Assume também o cargo de Delegado do Comissariado de Desemprego de Castelo Branco. Daqui transita para o Porto onde passa a exercer o cargo de Subdirector da Polícia Judiciária do Porto (Novembro de 1947). Após as eleições Presidenciais de 1949 (Marechal Carmona versus General Norton de Matos) deixa o Governo Civil (Fevereiro de 1950) e ingressa na carreira profissional como Advogado. Em Julho de 1950 volta à Função Pública para ocupar o cargo de Presidente do Conselho de Administração Borges & Irmão, S. A., funções que desempenha, a par do exercício da Advocacia, até ao seu falecimento. Foi ainda: Director do Centro Académico de Coimbra, Alferes Miliciano de Infantaria, Comandante de Terço da Legião Portuguesa, Oficial da Ordem Militar de Cristo e Cruz de Mérito Naval de Espanha.
Custodial history
Documentação pertencente ao arquivo de Antão Santos da Cunha na posse de Seu filho, Dr. Pedro Santos da Cunha.
Acquisition information
Doação efectuada em 6 de Outubro de 2009 pelo Dr. Pedro Santos da Cunha, filho de Antão Santos da Cunha.
Scope and content
Correspondência recebida e expedida no decurso da sua actividade profissional e/ou pessoal; periódicos da época; diplomas. Uma caixa de fotografias da época (38) não tratadas.

Tipologia e suporte: Manuscrito; dactilografado; impresso; na sua maioria em papel, de diferentes texturas, e ainda documentos em papel vegetal, cartolina e fotográficos.
Accruals
Fundo fechado. Não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Access restrictions
Comunicáveis mediante o definido no Decreto-Lei n.º 16/93 de 23 de Janeiro, Art.º 17.º, n.ºs 1, 2 e 3, Diário da República, I Série A. 19 - Regime geral de arquivos e do património arquivístico e na Lei n.º 107/2001 de 8 de Setembro, Art.º 73, Diário da República, I Série A. 209 - Lei de bases do património cultural.
Conditions governing use
Condicionada ao estado de conservação dos documentos e determinações legais.

Sujeita à Tabela de Emolumentos.

Language of the material
Português.
Other finding aid
Inventário e catálogo.
Related material
Fundo do Governo Civil de Castelo Branco - PT/ADCTB/ACD/GCCTB.
Notes
Notas às datas: existem lapsos na datação.
Creation date
03/05/2011 00:00:00
Last modification
19/01/2023 09:38:05