Fábrica Menor da Igreja de Nossa Senhora da Anunciação de Alcongosta

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADCTB/ECL/FMINSAALG
Title type
Atribuído
Date range
1771-06-03 Date is certain to 1914-09-04 Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Extents
1 Livros
Biography or history
Detentora de direitos e obrigações por lhe pertencerem todos os bens e direitos destinados ao exercício do culto numa igreja e à conservação, reparação e manutenção da mesma, a Fábrica da Igreja dividia-se em duas: a Fábrica Maior e a Fábrica Menor. Enquanto a primeira administrava os bens temporais das catedrais e das igrejas matrizes, cujo administrador era o bispo coadjuvado pelo cabido, a segunda dirigia os da igreja paroquial através do pároco.

De acordo com o Código de Direito Canónico, competia ao fabriqueiro (administrador da Fábrica), entre outras funções, gerir os bens temporais da igreja da sua responsabilidade, nomeadamente manter o inventário dos bens atualizados e prestar contas ao bispo anualmente.
Custodial history
Pertencente ao espólio da Biblioteca do Prof. Dr. José Hermano Saraiva; adquirido em 2018, em leilão, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas ao Palácio do Correio Velho, referente ao lote 179.
Acquisition information
Compra (em leilão, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) - entregue ao Arquivo em 29/03/2019.
Scope and content
Constituído por um livro que contém: registos de receitas e despesas, de portarias e outros procedimentos eclesiásticos, de assentos das jóias em prata e ouro remetidas para o Seminário e para o Depósito Geral da Guarda, de emolumentos arrecadados na paróquia (de entre os quais donativos em dinheiro para as despesas do Exército Português) e enviados para o Depósito Geral do Fundão, e do inventário dos bens eclesiásticos que pertencem à igreja paroquial de Alcongosta.
Accruals
Fundo fechado. Não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
Cronológico.
Access restrictions
Comunicável mediante o definido no Decreto-Lei n.º 16/93 de 23 de Janeiro, Art.º 17.º, n.ºs 1, 2 e 3, Diário da República, I Série A. 19 - Regime geral de arquivos e do património arquivístico e na Lei n.º 107/2001 de 8 de Setembro, Art.º 73, Diário da República, I Série A. 209 - Lei de bases do património cultural.
Conditions governing use
Condicionada ao estado de conservação dos documentos e determinações legais.

Sujeita à Tabela de Emolumentos.
Language of the material
Português.
Other finding aid
Inventário.
Related material
Paróquia de Alcongosta PT/ADCTB/PRQ/PFND03.
Creation date
05/04/2019 16:32:42
Last modification
09/04/2019 09:36:27